Prática Ortomolecular - Breve Histórico

1952- Abram Hoffer: psiquiatra canadense .
Realizou o primeiro estudo envolvendo uma doença e um nutriente.
Constatou melhora de pacientes com esquizofrenia internados com quadro de surto psicótico, após ingestão de doses elevadas (3 g) de ácido nicotínico (vitamina B3).
Mais tarde, descobriu que a vitamina B3 também podia ser usada para o tratamento do colesterol (1955).

1954- Denham Harman: médico e químico, norte-americano.

Publicou a "Teoria dos Radicais Livres", relacionando-os ao envelhecimento.

1968- Linus Pauling: médico, químico, pesquisador, cientista, e ganhador de dois pêmios Nobel, de Química (1954) e da Paz (1962), criou o termo Psiquiatria Ortomolecular, baseado nos estudos de Hoffer.

Pauling é considerado o Pai da Medicina Ortomolecular.

No iníco da década de 40, Pauling descobriu estar com doença renal crônica, momento em que passou a adotar, conforme orientação de seu médico, Thomas Addis, dieta pobre em proteínas e sal, além do uso de vitaminas e sais minerais. Desde então, passou a notar grande melhora do seu quadro, passando a se interessar na realização de pesquisas com o uso da vitamina C para a prevenção e o tratamento de doenças. Ele mesmo chegou a tomar 3 g diários de vitamina C, afim de prevenir resfriados. Nos anos seguintes, Pauling iniciou uma extensa colaboração com o oncologista britânico Ewan Cameron, trabalhando sobre o uso da vitamina C por via intravenosa ou por via oral em doentes com câncer em fase terminal.

Em 1973, Linus Pauling fundou o Instituto de Medicina Ortomolecular, que mais tarde passou a se chamar Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina.

Durante os seus últimos anos de vida, interessou-se particularmente no possível papel que a vitamina C teria na prevenção da arteriosclerose, tendo publicado três artigos sobre o uso da vitamina C e da lisina (aminoácido), usadas para o alívio da angina de peito (dor no peito).

Na verdade, este brilhante cientista teve pouco apoio de grandes empresas e laboratórios para o patrocínio de suas pesquisas.

No início da década de 90, descobriu ser portador de câncer de próstata. Segundo ele, o uso da vitamina C postergou o surgimento do tumor em cerca de quinze anos. Ele chegou a realizar cirurgia, porém o tumor acabou se espalhando para o fígado. Linus Pauling faleceu em Big Sur, Califórnia, Estados Unidos, no dia 19 de agosto de 1994, aos 93 anos de idade.

2015: Barry Halliwell, bioquímico inglês, passou a estudar o sistema de oxidação e antioxidação a partir de 1976, publicou a obra "Radicais livres em biologia e medicina (5ª edn) em 2015, relacionando os radicais livres a diversas doenças, tais como Degeneração Macular, Aterosclerose, Câncer, Diabetes Melitus, Síndrome Metabólica, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Alzheimer, Parkinson, Obesidade, Tabagismo, Etilismo, entre outras.