Dr. Rafael Porto | Cardiologista Ortomolecular
Av. Senador Feijó, 686 Sl. 930
Encruzilhada, Santos/SP
13 99747.7002 13 99607.9924
De segunda a sexta
09h30 às 17h30

Você sabe como o uso excessivo do smartphone pode afetar a sua saúde?



Atualmente, com o crescimento das redes sociais e com o desenvolvimento de aplicativos e jogos, além da informatização das relações de trabalho, os brasileiros passam aproximadamente dez horas por dia conectados ao celular, sendo que a recomendação segura e saudável da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de no máximo uma hora diária.

O uso abusivo do aparelho que até há pouco tempo era mais utilizado para fazer e receber ligações pode afetar a saúde do ser humano de forma sistêmica.

Ao olhar à tela do celular, a pessoa inclina-se para frente de tal forma que sua cabeça fique pesando cerca de cinco vezes mais, ou seja, em torno de 25 kg, o que sobrecarrega a musculatura do pescoço podendo levar a fortes dores na coluna cervical e na cabeça.

O uso demasiado também afeta o sistema de recompensa cerebral o qual assim que acionado libera dopamina, substância relacionada ao prazer, sendo que os níveis deste neurotransmissor diminuem toda vez que o indivíduo se desconecta, criando uma relação de dependência com o objeto afim de se garantir a satisfação. Este mecanismo aumenta o risco de transtornos de ansiedade e depressão.

Além disso, estar conectado a maior parte do tempo significa não estar fazendo atividade física, ou seja, aumenta o sedentarismo, fator de risco para doença cardiovascular.

Por último, durante o uso no período noturno, a luz azul emitida pela tela do celular diminui a produção da melatonina (hormônio antioxidante que atua na regulação do sono) e aumenta a síntese de cortisol (hormônio relacionado ao estresse), extendendo o ciclo circadiano, o que eleva o risco de doenças crônicas.
Entre em contato por WhatsApp
Enviar mensagem pelo WhatsApp
@2024 Dr. Rafael Porto | Cardiologista Ortomolecular Todos os direitos reservados DESENVOLVIDO POR prancheta.com


...

_
Aperte ( Esc ) para sair.