Mito ou Verdade sobre a Prática Ortomolecular

"A prática ortomolecular não trata doenças."

Mito. Embora sua atuação seja maior no campo da prevenção, muitas doenças podem ser tratadas por meio da prática ortomolecular.

"A pequena quantidade de evidência científica põe em dúvida a sua eficácia terapia".

Mito. A pequena quantidade de estudos científicos acerca de vitaminas, minerais e antioxidantes deve-se ao fato de que esses elementos por serem naturais não possuem patente, ou seja, qualquer empresa pode produzí-los, não se justificando o gasto de milhões de dólares por parte dos laboratórios, os quais não teriam o lucro financeiro esperado. De qualquer forma, o que se vê na prática são excelentes resultados.

"A Prática Ortomolecular é contra a Alopatia".

Mito. O médico Ortomolecular pode prescrever remédios alopáticos para tratar determinadas doenças, junto com vitaminas, minerais e antioxidantes. Na verdade, esta Prática é complementar à terapia tradicional.

"A Prática Ortomolecular também auxilia na parte Estética."

Verdade. Pode auxiliar no fortalecimento de unhas, deixando-as mais bonitas, no crescimento de cabelos em pontos de falha e ainda, atenuar manchas na pele através de antioxidantes tópicos.

"A Prática Ortomolecular trata de Acne."

Verdade. E com excelente resultado!

"Através da Prática Ortomolecular consegue-se emagrecer e atingir o corpo dos seus sonhos."

Mito. Não existe fórmulas milagrosas. O maior objetivo da Prática Ortomolecular é diminuir a inflamação e oxidação do corpo, atenuando o risco de doenças crônicas no futuro. A diminuição da porcentagem de gordura corporal e resultado estético requer maior esforço do próprio paciente, através de dieta e exercícios físicos, os quais são imprescindíveis para um bom resultado, além das fórmulas.

"O tratamento Ortomolecular é caro."

Mito. As fórmulas variam conforme cada caso, que deve ser sempre individualizado. No geral, são bem acessíveis, sobretudo quando o paciente está mais preocupado com a saúde do que com estética. Além disso, a maioria dos tratamentos duram cerca de 3 a 6 meses e quando for indicado um tratamento contínuo, o mesmo pode ser realizado de forma intermitente, ou seja, com pausas.